quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

WTF is SOPA, anyway?


Você sabe o que é SOPA? "Haaa, aquele caldinho que vc toma quando tá doente?" NÃO!

O SOPA (Stop Online Piracy Act) é um projeto de lei anti-pirataria estadunidense que promete, se aprovado no dia 24/01, dar um grande shut-down em qualquer (e eu disse QUALQUER) web site que se enquadre na sua proposta de utilização de conteúdo, no melhor estilo "caça aos bruxas" da pirataria. As medidas incluem bloquear sites ou mesmo bani-los da internet. Então, o Sr. ou Sra. aí, bem aconchegantes em sua cadeirinha ergonômica pensa: "Bitch, please. I'm not american". Acontece que grande parte dos sites que vc visita, consulta ou faz download de, estão lotados nos E.U.A e isso torna-se seu problema também. Na verdade, um problema mundial.

Protestos estão rolando a torto e a direita pelos sites "livre-pensantes" da net. Na minha opinião o mais marcante deles ocorreu ontem pelos organizadores da Wikipedia. Alguns de vocês devem ter notado o protesto feito pela Wikipedia nas 24 horas passadas (black-out no acesso), tendo o link mais de 162 milhões de acessos. 

Ao tentar acessar o site, eis o que o leitor encontrava. 

Após as 24, a resposta dos camaradas pode ser vista nesse link:


Realmente, não iria ser NADA legal se ocorressem censuras a sites de livre acesso, principalmente à informação.

Pra saber um pouco mais sobre o problema, assista o vídeo abaixo no canal do Youtube, Total Biscuit, The Cynical Brit.


Bom, é interessante estar atento a essas notícias, afinal após a aprovação, até mesmo seu Facebook estaria propenso a fechar as portas...

See ya latter, mate!

Nenhum comentário:

Postar um comentário